Hey There Delilah by Plain White T's

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Rede Urbana para a Inovação e Competitividade

Elvas é um dos dez concelhos alentejanos que fazem parte da Rede Urbana para a Inovação e Competitividade, o denominado Corredor Azul.

Além do Município elvense, integram também este projecto Sines, Santiago do Cacém, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Évora, Estremoz, Borba e Vila Viçosa, num total de 195 mil habitantes.
Com esta candidatura, os municípios pretendem aproveitar as possibilidades de novas formas de cooperação interurbana, abertas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através de verbas da União Europeia para o período 2007/2013.
Os concelhos que constituem o Corredor Azul contam ainda com oito parceiros, nomeadamente o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre (através da Escola Superior Agrária de Elvas), a ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), o CEVALOR (Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais), a Fundação Alentejo/EPRAL, a Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas e a Administração do Porto de Sines.
O nome Corredor Azul foi escolhido tendo em atenção: corredor, porque se pretende passar a mensagem de território facilitador e espaço de conexão que estabelece a ponte entre o Atlântico e a Europa, dividido pelo canal de Vendas Novas a Elvas em plena ligação Lisboa/Madrid e pelo eixo de Elvas a Sines da futura linha de mercadorias, tudo numa zona que se distingue pela excelência patrimonial e é transmissor de cultura; azul, porque associado ao mar e às áreas da logística, turismo, cultura e património, em ligação a um conceito já utilizado de algo que se revela urgente, rápido e eficiente.

in Expresso


Acho que Elvas não tem nada a perder, ate pelo contrario, tem muito a ganhar, porque assim consegue ter um melhor desenvolvimento para o seu concelho.

Sem comentários: