Hey There Delilah by Plain White T's

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Trânsito: Especialista do MIT defende parquímetros mais caros para diminuir fluxo de carros nos centros das cidades

Richard Larson, especialista norte-americano nas questões de trânsito, defendeu hoje, no Porto, que o aumento do preço dos parquímetros na baixa das cidades é eficaz para reduzir os grandes fluxos de tráfego de veículos.
Richard Larson, professor no Massachussets Institute of Technology (MIT), no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e na Divisão de Sistemas de Engenharia, sustentou que "os grandes fluxos de tráfego nas grandes cidades são um assunto complexo".
Segundo disse, "investigações demonstraram que cerca de 40 por cento do tráfico automóvel, que se regista em horas de ponta nos centros das cidades, são de pessoas que circulam por ali, pelas ruas, à procura de um lugar de estacionamento grátis ou mais barato (parquímetros).
"Aumentar o preço dos parquímetros faz com que as pessoas desistam de circular pelas ruas à procura de um lugar vago", disse o professor do MIT, defendendo também que "banir lugares de estacionamento grátis" é também outra hipótese para diminuir o tráfego.
Richard Lardson sustentou que, através deste método, as pessoas passam a preferir usar transportes públicos nas suas deslocações ou estacionar a sua viatura em parques ou garagens.
"Em Tóquio, no Japão, esta medida revelou-se um sucesso", frisou.
O norte-americano considera que acabar com o estacionamento gratuito ou aumentar o preço dos parquímetros são alternativas válidas à instalação de um sistema semelhante ao existente em Londres, por exemplo.
A capital britânica aplica uma tarifa aos veículos que pretendem transitar pelas ruas do seu centro, para além de ter implementado um sistema de estacionamento rotativo.


in Expresso



De facto, estou plenamente de acordo com Richard Larson, pois o tráfego é um dos grandes problemas nas cidades, e assim com o aumento dos parquímetros faz com que as pessoas desistam de circular pelas ruas à procura de lugares.

2 comentários:

valter disse...

loooool em algumas cidades as pessoas já nem ligam aos parquimetros, devido há falta de estancionameto, não estou muito de acordo com essa maneira de pensar, continua assim..
[[]]

Rafaela disse...

Copiador, com um calendario igual ao meu! o puto lá daquilo é mesmo fixe (=